Return to site

Livro “Retratos Culturais do Arco e Flecha no Amazonas” é lançado em São Paulo

Livro Retratos Culturais do Arco e Flecha será lançado na quarta-feira (2), em São Paulo. Obra apresenta um olhar ampliado entre tradição e modernidade de etnias indígenas amazônicas

 

O livro “Retratos Culturais do Arco e Flecha no Amazonas: uma ponte entre a tradição e a modernidade” será lançado em São Paulo nesta quarta-feira (2), às 19h, na Livraria Saraiva do Shopping Eldorado, Av. Rebouças, 3970, Pinheiros, zona oeste da cidade. A obra, de autoria do ativista Virgílio Viana e jornalista Sérgio Adeodato, destaca a história dos povos tradicionais do Amazonas das etnias Baniwa, Kambeba e Karapãna, por meio de uma imersão em comunidades indígenas do Rio Negro.

Produzido a partir de jornadas em comunidades indígenas do alto e baixo Rio Negro, no Amazonas, a obra apresenta ao leitor um olhar ampliado sobre o arco e flecha indígena no Amazonas, convidando para um mergulho na relação entre o moderno tiro com arco e a cultura tradicional Baniwa. O livro celebra o encontro dessa prática milenar com a modernidade, proporcionado pelo Projeto Arquearia Indígena no Amazonas, que desde 2013 oportuniza a quatro atletas indígenas do Amazonas treinamento de alto rendimento visando competições internacionais.

“Essa obra destaca a importância do arco e flecha sob o ponto de vista da renovação da tradição. As pessoas olham o arco e flecha mais como um objeto de artesanato, mas no fundo é um instrumento tradicional que pode adquirir novos valores não associados a ele. A proposta deste livro é mostrar uma conexão entre a tradição dos povos indígenas e novas oportunidades de inserção dessas populações em iniciativas de melhoria de qualidade de vida”, explica o coautor da obra, Sérgio Adeodato.

Retratos que mostram histórias como a de Nelson Silva (Inha, na etnia Kambeba), arqueiro do projeto, nascido e criado na comunidade Três Unidos. Ele e mais três indígenas do baixo Rio Negro agarraram a oportunidade de praticar tiro com arco na modalidade olímpica. Três anos após o início do projeto, uma iniciativa da FAS e vários parceiros, Nelson já conquistou medalhas de ouro em competições nacionais e internacionais, e segue firme rumo aos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020. Ele será o primeiro indígena a representar o Brasil no campeonato mundial de tiro com arco, a ser realizado em outubro na Argentina,

“Em várias competições estive entre os melhores do Brasil, e isso já foi motivo de muito orgulho pra mim e pra minha aldeia. O arco e flecha nos deu a oportunidade de sonhar e correr atrás do sonho de recuperar o espaço do meu povo trazendo medalhas para eles”, destaca.

Além das histórias de vida e do contexto histórico e antropológico desenhado a partir de entrevistas com antropólogos, o livro é enriquecido com textos do superintendente geral da FAS, Virgílio Viana. Gestor da Fundação Amazonas Sustentável (FAS) e ativista, Virgílio dedica a obra a todas as parcerias que tornaram possível o projeto de arquearia como esporte no Amazonas.

“Esta obra é um capítulo de uma história que vem sendo escrita a muitas mãos: atletas, instrutores, familiares, equipe da FAS, lideranças indígenas, pesquisadores e parceiros. Esperamos que este livro inspire outros a ousarem iniciativas capazes de contribuir para o desenvolvimento sustentável e o bem viver das populações indígenas da Amazônia”, destaca Viana.

A obra é ilustrada com fotos do fotojornalista pernambucano André Pessoa, profissional que tem trabalhos publicados em livros, emissoras de televisão, jornais e revistas no Brasil e no exterior – acervo que inclui imagens da Amazônia, Mata Atlântica, Cerrado e, principalmente, da Caatinga, onde mantém escritório e realiza expedições desde 1993.

A obra foi viabilizada com patrocínio da Videolar/Innova e Honda, além do apoio do Bradesco, Accor e Fedex, por meio da Lei de Incentivo à Cultura, do Ministério da Cultura. O livro será vendido na Livraria Saraiva em Manaus e em na sua loja do do Shopping Eldorado, em São Paulo..

Serviço: Lançamento do livro “Retratos Culturais do Arco e Flecha no Amazonas: uma ponte entre a tradição e a modernidade”

Quando: 02/08 (quarta-feira)

Onde: Livraria Saraiva - Shopping Eldorado (Av. Rebouças, Pinheiros - São Paulo)

Informações: Assessoria da Fundação Amazonas Sustentável - felipe.costa@fas-amazonas.org | 92 4009-8900

All Posts
×

Almost done…

We just sent you an email. Please click the link in the email to confirm your subscription!

OKSubscriptions powered by Strikingly