Return to site

Macapá - O resgate de uma identidade cultural

 

Comunidades valorizam as manifestações de raiz

O Amapá é hoje palco de diversos projetos que buscam o resgate da sua identidade cultural, com base no conceito de “amapalidade”. Trata-se de um movimento destinado a fortalecer manifestações que nasceram e passaram de geração em geração dentro do território amapaense, região que até 1943 pertencia ao Pará, antes de ter sido declarado Território Federal e, mais tarde, Estado. O esforço tem como objetivo valorizar as heranças da pré-história e da história mais recente, expressas nas danças, na música e na gastronomia, fazendo-as perpetuar entre os mais jovens.

O artesanato é marcado pela herança indígena. Bandejas, jarros, cestos e outros objetos de decoração são produzidos pelos designers e artesãos com formas geométricas inspiradas nos grafismos típicos das peças arqueológicas encontradas em Cunani e Maracá. Com apoio do Serviço de Apoio à Micro e Pequena Empresa (Sebrae), o artesanato amapaense está ganhando qualidade e conquistando espaços nas lojas de grandes centros urbanos, como São Paulo. A instituição incentiva também a gastronomia, com a promoção de festivais que dão um toque de sofisticação aos cardápios regionais, como o camarão no bafo ou a caldeirada de filhote, um peixe típico dos rios da região.

Entre as tradições culturais mais significativas, está o marabaixo. O ritual nasceu dentro dos navios negreiros que chegaram ao Amapá com os escravos. Durante a viagem, muitos morriam atingidos por epidemias e eram jogados ao mar. Suas almas eram louvadas por cantos de lamento ao som de batuques. Ao longo dos séculos, a tradição se preservou, aliando a veneração dos orixás e ladainhas aos santos católicos. O ritual é embalado por ritmos de tambores, dança e gengibirra -- uma mistura de cachaça, gengibre e açúcar. É ponto alto nas festas religiosas do Divino Espírito Santo e da Santíssima Trindade. Em Mazagão, a dança faz parte dos festejos de São Tiago, durante o mês de agosto, nos quais os moradores relembram as batalhas entre mouros e cristãos que marcaram a história de seus antepassados.

All Posts
×

Almost done…

We just sent you an email. Please click the link in the email to confirm your subscription!

OKSubscriptions powered by Strikingly